quinta-feira, 11 de setembro de 2008
Escola CERU lança Projeto de Salas Temáticas
Projeto Salas Temáticas
Resumo:
O sistema lembra as escolas públicas dos Estados Unidos. Ao longo do dia, quem muda de sala são os alunos, não os professores. Cada sala é decorada e equipada de acordo com a disciplina. Cada professor tem seu ambiente, e o material de ensino está sempre à mão. Em vez de sentar todos os dias no mesmo lugar, os professores vão orientar os estudante onde irão ficar. Esperamos que o resultado seja as aulas menos maçantes e sem "panelinhas" não havendo brechas para conversas paralelas. A sala temática é o espaço de construção coletiva do conhecimento nos quais os recursos didático-pedagógicos criam vida. Com esse espaço e recursos o professor e os alunos podem dar mais vazão à sua criatividade, dinamizar o trabalho e enriquecer as atividades de ensino-aprendizagem, tornando esse processo muito mais dinâmico e significativo para o aluno.
Justificativa:
A Educação está sempre em mudanças e é preciso que a Escola também acompanhe estas mudanças com dinamismo, segurança e qualidade.
O Centro de Educação Rural Clóvis de Castro Pereira - CERU tomou a iniciativa de criar as Salas Temáticas a partir de um estudo mais sistematizado com a presença da Equipe Escolar, no último mês de Agosto. Sentimos a necessidade de poder oferecer mais algum diferencial aos nossos alunos (do 6º ao 9º ano do ensino fundamental).
Também sentimos necessidade de organizar um ambiente mais acolhedor e adequado aos alunos que atendemos no cotidiano da nossa escola, organizando uma nova sala de aula.
Objetivos:
• Oferecer um trabalho diferenciado e dinâmico e de qualidade aos educandos, funcionando com Salas Temáticas;
• Propiciar um espaço acolhedor aos educando do (do 6º ao 9º ano do ensino fundamental ), percebendo a importância de preservar a identidade da sala de aula;
• Dinamizar as aulas e aumentar o poder de concentração dos alunos para não deixar a matéria cansativa. Com esse recurso, as classes passaram a ser tematizadas por disciplina.
• Deixar o aluno mais independente, fazendo ele pensar por si mesmo.
Procedimentos:
Início do projeto: 01 SETEMBRO de 2008
Mês de Agosto
- Lançamento da idéia aos professores
- Sugestões para o Projeto
Mês de Setembro
- Entrega do planejamento para organizar a sala temática pelo professor responsável;
- Pesquisa nos ambientes da escola para encontrar objetos e móveis que poderão ser utilizados nas salas temática;
- Treinamento dos alunos e professores, simulando trocas de ambientes respeitando as regras de trânsitos que serão experenciadas na escola;
- Lista com os pertences das salas feitas pelos responsáveis e entregues ao Núcleo Gestor;
- Montagem das salas com a cooperação dos alunos e professores;
- Confecção de convites aos pais para a inauguração das Salas Temáticas;
- Planejar como será o dia da inauguração.
- Confecção de uma faixa para divulgar a implantação do novo projeto na escola:
Mês de Setembro
02 - Inauguração das salas ambientes e início do funcionamento.
Pessoas envolvidas:
• Toda Comunidade escolar;
Avaliação:
O processo será avaliado periodicamente com a participação de todos os envolvidos e realimentado sempre que for necessário.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário