terça-feira, 9 de dezembro de 2008
Ação Global na Escola CERU
No ultimo dia 22 de Novembro de 2008 a Escola CERU promoveu uma ação global para toda comunidade escolar com a parceria da Prefeitura Municipal de Pacatuba, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria de Ação Social e Centro de Formação Profissional Prefeito Célio Rodrigues.Foram distribuidos kits para higiene bucal( escova, pasta e fio dental), verificação da P/A, corte de cabelo e emissão de RG.
sábado, 22 de novembro de 2008
Passeio dos Alunos Vencedores da III - GINMATCERU 2008
quinta-feira, 9 de outubro de 2008
Programação da Festa das Crianças
CENTRO DE EDUCAÇÃO RURAL CLÓVIS DE CASTRO PEREIRA - CERU
PROGRAMAÇÃO
FESTA DAS CRIANÇAS
10 de OUTUBRO de 2008
BOM DIA ! / BOA TARDE !
EXECUÇÃO DO HINO NACIONAL E MUNICIPAL
PATROCINADORES:
PREFEITURA MUNICIPAL DE PACATUBA
MERCADINHO O ROBERTO
ROSA VARIEDADES
ALEX CABELEIREIRO
CHAVEIRO O CARLOS
PANIFICADORA NATAL
MARISOL NORDESTE
MERCATIL BOM PREÇO
CISSALE BRIQUEDOS E VARIEDADES
DEPÓSITO SERRA VERDE
AGROCAMPO
JF MERCANTIL E FRIGRORÍFICO
Origem deste dia
A iniciativa de criar um dia especialmente dedicado às crianças foi do deputado federal Galdino do Valle Filho, ainda na década de 1920. Depois de aprovada pelos deputados, o 12 de outubro foi oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924.
Mas a data só "pegou" mesmo em 1960, quando Eber Alfred Goldberg, diretor comercial da Fábrica de Brinquedos Estrela, fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto". Logo depois, as empresas decidiram criar a Semana da Criança, como meio de aumentar as vendas. Como a proposta surgiu no final de junho e os organizadores pretendiam fazer algo ainda naquele ano, o mês escolhido para a comemoração acabou sendo outubro. A idéia foi um êxito.
No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a promoção e "ressucitaram" o antigo decreto. A partir daí, o 12 de outubro se transformou em uma das datas mais importantes do ano para o setor de brinquedos.
Dia Universal da Criança
A Organização das Nações Unidas (ONU) reconhece o dia 20 de novembro como o Dia Universal da Criança. Nessa data, também é comemorada a Declaração dos Direitos da Criança, aprovada em Assembléia Geral das Nações Unidas em 1959. Muitos dos direitos e liberdades contidos neste documento fazem parte da Declaração Universal dos Direitos Humanos. A Declaração dos Direitos da Criança estabelece, entre outras coisas, que toda criança requer proteção e cuidados especiais antes e depois do nascimento.
Mensagem: Alegria de ser criança
Ser criança é saber perdoar,
é saber amar,
e não guardar mágoas.
Ser criança é brincar,
correr,
viver feliz.
Ser criança é viver na eternidade,
sonhar sonhos de esperança
para encontrar um mundo melhor!
Quem dera se todos tivessem a alegria de ser criança!!!!!!!
quinta-feira, 25 de setembro de 2008
quinta-feira, 18 de setembro de 2008
Vem aí a III GINMATCERU - 2008
CENTRO DE EDUCAÇÃO RURAL CLÓVIS DE CASTRO PEREIRA - CERU
Rua: Clóvis de Castro Pereira, 235 – Pavuna – Pacatuba – Ceará
Blog: escolaceru.blogspot.com
E-mail: escolaceru@hotmail.com
Fone: (85) 3345-9239
EDITAL DA III - GINMATCERU: GINCANA MATEMÁTICA DO CERU
30 e 31/10/2008.
TEMA: UM GIRO PELO MUNDO DA MATEMÁTICA
Nº 05/08, de 01 de Outubro de 2008
REGULAMENTO
CAPÍTULO I:
Ø DOS OBJETIVOS
Art. 1º; A GIMATCERU (GINCANA MATEMÁTICA DO CERU), PROMOVIDA PELO CENTRO DE EDUCAÇÃO RURAL CLÓVIS DE CASTRO PEREIRA-CERU, COM A PARCERIA DA INICIATIVA PRIVADA DE PESSOAS FÍSICA OU JURÍDICAS, TEM POR OBJETIVOS:
I – VALORIZAR O ALUNO COMO AGENTE PRINCIPAL NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E SUAS VARIAÇÕES;
II – IDENTIFICAR E ESTIMULAR OS ALUNOS QUE SE DESTACAM NO CENTRO DE EDUCAÇÃO RURAL CLÓVIS DE CASTRO PEREIRA-CERU, PREMIANDO-OS NA GINMATCERU.
III – PROPORCIONAR AOS ALUNOS FORMAS DE APRENDIZAGEM DIFERENCIADAS QUE FAVOREÇAM O CRESCIMENTO DO ESPIRITO CRÍTICO, CRIATIVO E PARTICIPATIVO, NA BUSCA DE UMA FORMA ETÍCA, PESSOAL E COLETIVO.
IV – DIFUNDIR O CENTRO DE EDUCAÇÃO RURAL CLÓVIS DE CASTRO PEREIRA-CERU, BEM COMO OS TRABALHOS DESENVOLVIDOS PELOS ALUNOS, OS PROFESSORES E INTUIÇÕES PARCEIROS ENVOLVIDOS.
V – ENSEJAR MOMENTOS DE MAIOR INTERAÇÃO PROFESSOR – ALUNO, ALUNO – PROFESSOR.
VI – PROMOVER A INSTRUMENTALIZAÇÃO DE NOVAS METODOLOGIAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA.
VII – POSSIBILITAR AOS ALUNOS DA TURMA O ESPIRITO DE GRUPO E DE INTERDEPENDÊNCIA:
VIII - LEVAR OS ALUNOS A PERCEBEREM A IMPORTÂNCIA DE ATIVIDADES LÚDICAS, MESMO EM UMA DISCIPLINA COMPLEXA COMO A MATEMÁTICA.
IX – INTEGRAR A TURMA E PROPICIAR MOMENTOS DE PRAZER, DESENVOLVER ATIVIDADES QUE EXIJAM DESTREZA E RACIOCINIO LÓGICO BEM COMO MOSTRAR SUA CRIATIVIDADE NO DESENVOLVIMENTO DAS TAREFAS.
X – MELHORAR O DESEMPENHO DOS EDUCANDOS NOS EXAMES DE AVALIAÇÃO: OBMEP,SPAECE, E EMEF, PARA FINS EDUCACIONAIS,PROMOVENDO MAIORES CONDIÇÕES PARA SE INTEGRAREM NO MERCADO DE TRABALHO POSITIVAMENTE.
CAPÍTULO II:
Ø DA PROMOÇÃO
Art. 2º: A GINMATCERU (GINCANA MATEMÁTICA DO CERU) É PROMOVIDO PELO CENTRO DE EDUCAÇÃO RURAL CLÓVIS DE CASTRO PEREIRA-CERU, SOB A COORDENAÇÃO GERAL DE NÚCLEO GESTOR, POR MEIO DO CORPO DOCENTE, QUE CONSTITUÍ A COMISSÃO ORGANIZADORA RESPONSÁVEL PELAS PROVIDÊNCIAS TÉCNICAS E ADMINISTRATIVAS NESCESSÁRIAS A SUA EXECUÇÃO.
CAPÍTULO III:
Ø DA GINMATCERU
Art. 3º: A GINMATCERU (GINCANA MATEMÁTICA DO CERU) SERÁ REALIZADA MEDIANTE A EXECUÇÃO DE TAREFAS DEFINIDAS NESTE REGULAMENTO.
CAPÍTULO IV
Ø DOS PARTICIPANTE
Art. 4º: ESTA GINCANA É DIRIGIDA AOS ALUNOS REGULARMENTE MATRÍCULADOS NO CENTRO DE EDUCAÇÃO RURAL CLÓVIS DA CASTRO PEREIRA -CERU , DO 4º AO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO ANO DE 2008. OS PARTICIPANTES SERÃO AQUELES QUE SE ENCONTRAM EM PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO E APREENÇÃO DE CONHECIMENTOS.
CAPÍTULO V:
Ø DA EXECUÇÃO DAS TAREFAS
A EXECUÇÃO DAS ATIVIDADES OBEDECERÁ O SEGUINTE
CRONOGRAMA EXISTENTE NESTE REGULAMENTO
CAPÍTULO VI:
Ø DA PREMIAÇÃO;
Art. 4º; A EQUIPE CAMPEÃ SERÁ PREMIADA COM UM PASSEIO A DEFINIR, PARAGRÁFO ÚNICO: O PASSEIO ESTÁ CONDICIONADO A VENDA DAS CARTELAS DO BINGO PARA PAGAMENTOS DE DESPESAS;
Art.5º; HAVERÁ UM CAMPEÃO DE CADA NÍVEL. SENDO NÍVEL I ( 4º e 5º ano), NÍVEL II ( 6º e 7º ano) e NÍVEL III ( 8º e 9ª ano) EM CASO DE EMPATE DO RESULTADO FINAL DE CAMPEÃO POR NÍVEL UMA TAREFA SURPRESA SERÁ APRESENTADA PELA COMISSÃO ORGANIZADORA PARA RESOLVER O IMPASSE.
PARÁGRAFO ÚNICO: DURANTE A GINCANA SERÁ PERMITIDA SOMENTE A ENTRADA DOS ALUNOS REGULARMENTE MATRICULADOS NO CENTRO DE EDUCAÇÃO RURAL CLÓVIS DA CASTRO PEREIRA-CERU NO ANO CORRENTE.
CAPITULO VII
Ø DA AVALIAÇÃO
Art 6º - TODOS OS PARTICIPANTES DA GINCANA GANHARÃO NOTA PARCIAL.
Art 7º - O VENCEDOR POR NÍVEL GANHARÁ UM PONTO NA MÉDIA FINAL. VALENDO PARA TODAS AS DISCIPLINAS DO BIMESTRE EM CURSO.
PARÁGRAFO ÚNICO: SÓ GANHARÁ NOTA PARCIAL O ALUNO QUE PARTICIPAR DE NO MÍNIMO 08 (OITO) TAREFAS DA GINCANA. O CRITÉRIO APLICAR-SE-Á AOS ALUNOS COMPONENTES DA EQUIPE VENCEDORA, INCLUSIVE TRATANDO-SE DO PONTO NA MÉDIA FINAL.
CAPITULO VIII
Ø DAS COMISSÕES
Art 8º - COMISSÃO DE ORGANIZAÇÃO - TERÁ COMO FUNÇÃO ELABORAR E DISTRIBUIR O REGULAMENTO DA GINCANA; ORGANIZAR JURADOS E ANIMADORES PARA O EVENTO; MANTER CONTATOS COM AS EQUIPES E PROFESSORES E DE APOIO; MANTER OUTROS CONTATOS QUE SEJAM NECESSÁRIOS; APOIAR AS ATIVIDADES NO DECORRER DA GINCANA; CUIDAR PARA QUE TUDO SAIA A CONTENTO; ASSESSORAR OS PROFESSORES ORIENTADORES NO QUE FOR NECESSÁRIO; ORGANIZAR O AMBIENTE ONDE DEVERÃO SER REALIZADAS AS ATIVIDADES; APOIAR AS OUTRAS COMISSÕES QUANDO FOR SOLICITADA; COLABORAR NA ORGANIZAÇÃO E NA MANUTENÇÃO DA ORDEM DURANTE O EVENTO.
Art 9º - DA COMISSÃO DE JURADO - JULGAR AS TAREFAS E ATRIBUIR PONTOS DE ACORDO COM O VALOR DE CADA TAREFA; SEGUIR RIGOROSAMENTE O REGULAMENTO DAS TAREFAS; SOLICITAR A COMISSÃO ORGANIZADORA EM CASOS QUE NECESSITEM TOMAR DECISÕES NÃO REGULAMENTADAS; PREPARAR OS INSTRUMENTAIS DO JÚRI; AO FINALIZAR SEUS TRABALHOS ASSINAR AS FICHAS;
Art 10º - DA COMISSÃO DE ANIMAÇÃO - ANIMAR O EVENTO; ANUNCIAR AS TAREFAS QUE SERÃO APRESENTADAS; REFORÇAR A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA E DA ORGANIZAÇÃO DAS EQUIPES; CRONOMETRAR O TEMPO DE CADA TAREFA DE ACORDO COM O REGULAMENTO; ANUNCIAR AS DECISÕES DOS JURADOS E A CLASSIFICAÇÃO DAS EQUIPES.
CAPITULO IX
Ø DA COMPOSIÇÃO DAS COMISSÕES
Art 11º - DA COMISSÃO DE ORGANIZAÇÃO - A PRESENTE COMISSÃO É COMPOSTA PELOS SEGUINTES PROFESSORES: JENIVANDO LIRA BRAZ, FRANCISCA MÁRCIA DA SILVA GOMES E DEOLINDA DE OLIVEIRA ALVES.
Art 12º - DA COMISSÃO DE JURADO - A PRESENTE COMISSÃO SERÁ COMPOSTA POR PESSOAS A SEREM CONVIDADAS PELA COMISSÃO DE ORGANIZAÇÃO.
Art 13º - DA COMISSÃO DE ANIMAÇÃO - A PRESENTE COMISSÃO É COMPOSTA PELO SEGUINTE PROFESSOR: JENIVANDO LIRA BRAZ.
CAPÍTULO IX
Ø DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
Art 14º - AS EQUIPES DEVERÃO OBEDECER RIGOROSAMENTE OS CRITÉRIOS AVALIATIVOS DO REGULAMENTO PARA QUE AS TAREFAS SEJAM CONSIDERADAS VÁLIDAS.
Art 15º - FAZ PARTE DAS RESPONSABILIDADES DAS EQUIPES: ATITUDES (BRIGAS OU DISCUSSÕES), POSTURAS E HÁBITOS ADEQUADOS DURANTE TODA A GINCANA E EM TODOS OS LOCAIS QUE ESTIVEREM OS SEUS INTEGRANTES, BEM COMO A MANUTENÇÃO, ORGANIZAÇÃO E LIMPEZA DOS ESPAÇOS OCUPADOS NA ESCOLA.
PARÁGRAFO ÚNICO: A TORCIDA E/OU MEMBROS DAS EQUIPES PARTICIPANTES QUE VENHAM DESCUMPRIR O ARTIGO 15º SERÃO PUNIDAS:
I - COM PERDA DE 250 PONTOS DA EQUIPES;
II - SE FOR MEMBRO ATUANTE EM ALGUMA TAREFA, SERÁ AFASTADO, NÃO PODENDO REALIZÁ-LA;
III - SE FOR MEMBRO DA TORCIDA, A PUNIÇÃO INDIVIDUAL FICARÁ A CRITÉRIO DA COMISSÃO ORGANIZADORA DO EVENTO.
Art 16º - NÃO SERÁ PERMITIDO COLOCAR NAS BLUSAS/COLETES NOMES PEJORATIVOS, APELIDOS, NOMES E SÍMBOLOS DE TIME DE FUTEBOL OU NOME DE NAMORADO (A) SOB PENA DE PERDAS DE PONTOS COMO TAMBÉM O USO BONÉ.
Art 17º - TODA E QUALQUER RECLAMAÇÃO DEVERÁ SER FEITA POR ESCRITO E ENTREGUE À COMISSÃO, DEVIDAMENTE CLARA, ORGANIZADA E IDENTIFICADA, PARA QUE POSSA SER JULGADA E TOMADA ÀS DEVIDAS PROVIDÊNCIAS.
Art 18º - NÃO SERÁ PERMITIDO O USO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS, TAIS COMO: TAMBOR, PANDEIRO, ATABAQUE, TRIÂNGULO, BATUQUE, AGOGÔ, ETC.. A TORCIDA E/OU MEMBROS DAS EQUIPES PARTICIPANTES QUE DESRESPEITAREM SOFRERÁ PENALIDADE COM A PERDA DE 250 PONTOS POR CADA INSTRUMENTO UTILIZADO.
Art 19º - OS CASOS OMISSOS NESTE REGULAMENTO SERÃO DECIDIDOS PELA COMISSÃO ORGANIZADORA;
Art 20º - ESTE REGULAMENTO ENTRARÁ EM VIGOR A PARTIR DO DIA 01/10/2008.
DISTRIBUIÇÃO DAS TAREFAS:
1. CADA EQUIPE DEVERÁ CONSEGUIR UMA CESTA BÁSICA CONTENDO OS ALIMENTOS DISTRIBUIDOS A SEGUIR:
2 kg de Arroz 1 kg de Farinha
1 kg de Feijão 1 Pac. de Café 250g
1 kg de Macarrão 2kg de Açúcar
1 kg de Massa de milho 1 Óleo- 900ml
1 Pac. de Biscoito 500g de Manteiga
1 Sardinha 1 Kg de Sal
TAREFA CUMPRIDA: 1000 pontos
OBS. 1 : O PRAZO PARA ENTREGAR A CESTA BÁSICA É ATÉ QUARTA- FEIRA 29/10/08 ÀS 16:00h. VÁLIDO PARA TODOS OS NÍVEIS. TODOS OS ALIMEMTOS SERÃO DOADOS NA CAMPANHA NATAL SEM FOME CERU 2008.
OBS. 2: PARA EFEITO DE PONTUAÇÃO NÃO SERÃO ACEITAS CESTAS BÁSICAS INCOMPLETAS.
2. PARÓDIA CRIAR E CANTAR UMA PARÓDIA QUE FAÇA REFERÊNCIA AO TEMA EM ANÁLISE; A PARÓDIA DEVERÁ SER APRESENTADA POR NO MÁXIMO 10 MEMBROS DA EQUIPE. DEVERÁ SER DIVULGADO O NOME DA PARÓDIA, O NOME DA MUSICA EM CIMA DA QUAL FOI FEITA A VERSÃO E O NOME DO(S) AUTOR(ES) DA PARÓDIA E DA MÚSICA ORIGINAL. PODENDO SER UTILIZADO INSTRUMENTOS MUSICAIS, DESDE QUE TOCADO POR MEMBROS DA EQUIPE. A LETRA COM ESTES DADOS DEVERÁ SER ENTREGUE AO CORPO DE JURADOS, NO DIA ANTERIOR Á REALIZAÇÃO DA TAREFA, SOB A PENALIDADE DE NÃO CUMPRIR A TAREFA. PARA EFEITO DE CLASSIFICAÇÃO SERÃO OBEDECIDOS OS SEGUINTES CRITÉRIOS: 1- LETRA; 2- RITMO; 3 - HARMONIA. PARA EFEITO DE DESMPATE SERÁ UTILIZADO A MAIOR NOTA, OBITIDA NOS CRITÉRIOS NA ORDEM DE JUGAMENTO.
PONTUAÇÃO:1ª COLOCADA (500 PONTOS), 2ª COLOCADA (300 PONTOS), AS DEMAIS EQUIPES CLASSIFICADAS (100PONTOS).
TEMPO: 5 minutos para cada apresentação.
3. TAREFA SURPRESA
300 PONTOS PARA EQUIPE VENCEDORA. EM CASO DE EMPATE SERÁ DADO A PONTUAÇÃO PARA CADA UMA DAS EQUIPES.
4 – CADA EQUIPE DEVERÁ APRESENTAR UM ALUNO CARACTERIZADO QUE REPRESENTE UMA PERSONALIDADE DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E JUNTAMENTE A BIOGRAFIA DA REFERIDA PERSONALIDADE;
PONTUAÇÃO:1ª COLOCADA (500 PONTOS), 2ª COLOCADA (300 PONTOS), AS DEMAIS EQUIPES CLASSIFICADAS (100PONTOS).
TEMPO: 5 minutos para cada apresentação.
5- CADA EQUIPE DEVERÁ VENDER NO MINIMO 50 CARTELAS E NO MÁXIMO 200 DO BINGO DE UMA CESTA BÁSICA MAIS UM VENTILADOR COM O VALOR DA CARTELA A (0,50 R$ CENTAVOS).
TAREFA CUMPRIDA: 1000 PONTOS
CADA CARTELA EXCEDENTE VALERÁ 05 PONTOS.
A EQUIPE QUE NÃO PRESTAR CONTAS DAS CARTELAS NO PRAZO ESTABELECIDO AUTOMATICAMENTE SERÁ DESCLASSIFICADA DA GINCANA.
OBS. 1: CASO NÃO VENDA O TOTAL MINIMO DE 50 CARTELAS RECEBERÁ A PONTUAÇÃO DE 2 (DOIS) PONTOS PARA CADA CARTELA VENDIDA ATRIBUIDA A TAREFA.
OBS. 2 : O PRAZO PARA PRESTAR CONTA DO BINGO É ATÉ QUARTA- FEIRA 29/10/08 ÀS 17:00h. VÁLIDO PARA TODOS OS NÍVEIS
OBS. 3 : O DINHEIRO ARECADADO COM A VENDA DAS CARTELAS DO BINGO SERÁ UTILIZADO NAS SEGUINTES DESPESAS, OS OBJETOS DO SORTEIO, DESPESAS DIVERSAS (CARTELAS, DECORAÇÃO GERAL DA ESCOLA) PREMIAÇÃO DA GINCANA (PASSEIO).
6- TAREFA DE ARRECADAÇÃO:
150 GARRAFAS PET COM TAMPA (2 LITROS)
OBS. 1 : TODO MATERIAL DEVERÁ ESTÁ LIMPO NÃO PODENDO ESTÁ AMASSADO.
OBS. 2 : A EQUIPE QUE NÃO CONSEGUIR CUMPRIR A TAREFA NÃO PODERÁ ENTREGAR/ DOAR AS GARRAFAS LATAS PARA A EQUIPE ADVERSÁRIA SOB PENA DE SER DESCLASSIFICADA. SERÁ DADO 1 PONTO A CADA GARRAFA OU LATA ARRECADADO.
TAREFA CUMPRIDA: 1000 PONTOS
7. TAREFA SURPRESA
300 PONTOS PARA EQUIPE VENCEDORA. EM CASO DE EMPATE SERÁ DADO A PONTUAÇÃO PARA CADA UMA DAS EQUIPES.
8. SOLETRANDO
UM COMPONENTE DA EQUIPE DEVERÁ SOLETRAR UMA PALAVRA INDICADA PELOS JURADOS. CADA EQUIPE TERÁ DIREITO A 05 (CINCO) PALAVRAS.
PONTUAÇÃO: CADA PALAVRA SOLETRADA CORRETAMENTE VALERÁ 50 PONTOS.
9. TAREFAS FÍSICAS
DURANTE A REALIZAÇÃO DAS TAREFAS ACIMA, AS TORCIDAS DE CADA EQUIPE SERÃO AVALIADAS DIARIAMENTE PELOS JURADOS, LEVANDO-SE EM CONTA OS SEGUINTES CRITÉRIOS: ANIMAÇÃO, CRIATIVIDADE E ORGANIZAÇÃO. ESTAS NOTAS SERÃO ACUMULATIVAS DURANTE TODOS OS DIAS DA GINCANA.
A PONTUAÇÃO SERÁ DE 5 A 10 PONTOS POR JURADO.
10. TAREFAS SURPRESAS
A PONTUAÇÃO DAS TAREFAS SURPRESAS NÃO ULTRAPASSARÁ 300 PONTOS.
Rua: Clóvis de Castro Pereira, 235 – Pavuna – Pacatuba – Ceará
Blog: escolaceru.blogspot.com
E-mail: escolaceru@hotmail.com
Fone: (85) 3345-9239
EDITAL DA III - GINMATCERU: GINCANA MATEMÁTICA DO CERU
30 e 31/10/2008.
TEMA: UM GIRO PELO MUNDO DA MATEMÁTICA
Nº 05/08, de 01 de Outubro de 2008
REGULAMENTO
CAPÍTULO I:
Ø DOS OBJETIVOS
Art. 1º; A GIMATCERU (GINCANA MATEMÁTICA DO CERU), PROMOVIDA PELO CENTRO DE EDUCAÇÃO RURAL CLÓVIS DE CASTRO PEREIRA-CERU, COM A PARCERIA DA INICIATIVA PRIVADA DE PESSOAS FÍSICA OU JURÍDICAS, TEM POR OBJETIVOS:
I – VALORIZAR O ALUNO COMO AGENTE PRINCIPAL NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E SUAS VARIAÇÕES;
II – IDENTIFICAR E ESTIMULAR OS ALUNOS QUE SE DESTACAM NO CENTRO DE EDUCAÇÃO RURAL CLÓVIS DE CASTRO PEREIRA-CERU, PREMIANDO-OS NA GINMATCERU.
III – PROPORCIONAR AOS ALUNOS FORMAS DE APRENDIZAGEM DIFERENCIADAS QUE FAVOREÇAM O CRESCIMENTO DO ESPIRITO CRÍTICO, CRIATIVO E PARTICIPATIVO, NA BUSCA DE UMA FORMA ETÍCA, PESSOAL E COLETIVO.
IV – DIFUNDIR O CENTRO DE EDUCAÇÃO RURAL CLÓVIS DE CASTRO PEREIRA-CERU, BEM COMO OS TRABALHOS DESENVOLVIDOS PELOS ALUNOS, OS PROFESSORES E INTUIÇÕES PARCEIROS ENVOLVIDOS.
V – ENSEJAR MOMENTOS DE MAIOR INTERAÇÃO PROFESSOR – ALUNO, ALUNO – PROFESSOR.
VI – PROMOVER A INSTRUMENTALIZAÇÃO DE NOVAS METODOLOGIAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA.
VII – POSSIBILITAR AOS ALUNOS DA TURMA O ESPIRITO DE GRUPO E DE INTERDEPENDÊNCIA:
VIII - LEVAR OS ALUNOS A PERCEBEREM A IMPORTÂNCIA DE ATIVIDADES LÚDICAS, MESMO EM UMA DISCIPLINA COMPLEXA COMO A MATEMÁTICA.
IX – INTEGRAR A TURMA E PROPICIAR MOMENTOS DE PRAZER, DESENVOLVER ATIVIDADES QUE EXIJAM DESTREZA E RACIOCINIO LÓGICO BEM COMO MOSTRAR SUA CRIATIVIDADE NO DESENVOLVIMENTO DAS TAREFAS.
X – MELHORAR O DESEMPENHO DOS EDUCANDOS NOS EXAMES DE AVALIAÇÃO: OBMEP,SPAECE, E EMEF, PARA FINS EDUCACIONAIS,PROMOVENDO MAIORES CONDIÇÕES PARA SE INTEGRAREM NO MERCADO DE TRABALHO POSITIVAMENTE.
CAPÍTULO II:
Ø DA PROMOÇÃO
Art. 2º: A GINMATCERU (GINCANA MATEMÁTICA DO CERU) É PROMOVIDO PELO CENTRO DE EDUCAÇÃO RURAL CLÓVIS DE CASTRO PEREIRA-CERU, SOB A COORDENAÇÃO GERAL DE NÚCLEO GESTOR, POR MEIO DO CORPO DOCENTE, QUE CONSTITUÍ A COMISSÃO ORGANIZADORA RESPONSÁVEL PELAS PROVIDÊNCIAS TÉCNICAS E ADMINISTRATIVAS NESCESSÁRIAS A SUA EXECUÇÃO.
CAPÍTULO III:
Ø DA GINMATCERU
Art. 3º: A GINMATCERU (GINCANA MATEMÁTICA DO CERU) SERÁ REALIZADA MEDIANTE A EXECUÇÃO DE TAREFAS DEFINIDAS NESTE REGULAMENTO.
CAPÍTULO IV
Ø DOS PARTICIPANTE
Art. 4º: ESTA GINCANA É DIRIGIDA AOS ALUNOS REGULARMENTE MATRÍCULADOS NO CENTRO DE EDUCAÇÃO RURAL CLÓVIS DA CASTRO PEREIRA -CERU , DO 4º AO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO ANO DE 2008. OS PARTICIPANTES SERÃO AQUELES QUE SE ENCONTRAM EM PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO E APREENÇÃO DE CONHECIMENTOS.
CAPÍTULO V:
Ø DA EXECUÇÃO DAS TAREFAS
A EXECUÇÃO DAS ATIVIDADES OBEDECERÁ O SEGUINTE
CRONOGRAMA EXISTENTE NESTE REGULAMENTO
CAPÍTULO VI:
Ø DA PREMIAÇÃO;
Art. 4º; A EQUIPE CAMPEÃ SERÁ PREMIADA COM UM PASSEIO A DEFINIR, PARAGRÁFO ÚNICO: O PASSEIO ESTÁ CONDICIONADO A VENDA DAS CARTELAS DO BINGO PARA PAGAMENTOS DE DESPESAS;
Art.5º; HAVERÁ UM CAMPEÃO DE CADA NÍVEL. SENDO NÍVEL I ( 4º e 5º ano), NÍVEL II ( 6º e 7º ano) e NÍVEL III ( 8º e 9ª ano) EM CASO DE EMPATE DO RESULTADO FINAL DE CAMPEÃO POR NÍVEL UMA TAREFA SURPRESA SERÁ APRESENTADA PELA COMISSÃO ORGANIZADORA PARA RESOLVER O IMPASSE.
PARÁGRAFO ÚNICO: DURANTE A GINCANA SERÁ PERMITIDA SOMENTE A ENTRADA DOS ALUNOS REGULARMENTE MATRICULADOS NO CENTRO DE EDUCAÇÃO RURAL CLÓVIS DA CASTRO PEREIRA-CERU NO ANO CORRENTE.
CAPITULO VII
Ø DA AVALIAÇÃO
Art 6º - TODOS OS PARTICIPANTES DA GINCANA GANHARÃO NOTA PARCIAL.
Art 7º - O VENCEDOR POR NÍVEL GANHARÁ UM PONTO NA MÉDIA FINAL. VALENDO PARA TODAS AS DISCIPLINAS DO BIMESTRE EM CURSO.
PARÁGRAFO ÚNICO: SÓ GANHARÁ NOTA PARCIAL O ALUNO QUE PARTICIPAR DE NO MÍNIMO 08 (OITO) TAREFAS DA GINCANA. O CRITÉRIO APLICAR-SE-Á AOS ALUNOS COMPONENTES DA EQUIPE VENCEDORA, INCLUSIVE TRATANDO-SE DO PONTO NA MÉDIA FINAL.
CAPITULO VIII
Ø DAS COMISSÕES
Art 8º - COMISSÃO DE ORGANIZAÇÃO - TERÁ COMO FUNÇÃO ELABORAR E DISTRIBUIR O REGULAMENTO DA GINCANA; ORGANIZAR JURADOS E ANIMADORES PARA O EVENTO; MANTER CONTATOS COM AS EQUIPES E PROFESSORES E DE APOIO; MANTER OUTROS CONTATOS QUE SEJAM NECESSÁRIOS; APOIAR AS ATIVIDADES NO DECORRER DA GINCANA; CUIDAR PARA QUE TUDO SAIA A CONTENTO; ASSESSORAR OS PROFESSORES ORIENTADORES NO QUE FOR NECESSÁRIO; ORGANIZAR O AMBIENTE ONDE DEVERÃO SER REALIZADAS AS ATIVIDADES; APOIAR AS OUTRAS COMISSÕES QUANDO FOR SOLICITADA; COLABORAR NA ORGANIZAÇÃO E NA MANUTENÇÃO DA ORDEM DURANTE O EVENTO.
Art 9º - DA COMISSÃO DE JURADO - JULGAR AS TAREFAS E ATRIBUIR PONTOS DE ACORDO COM O VALOR DE CADA TAREFA; SEGUIR RIGOROSAMENTE O REGULAMENTO DAS TAREFAS; SOLICITAR A COMISSÃO ORGANIZADORA EM CASOS QUE NECESSITEM TOMAR DECISÕES NÃO REGULAMENTADAS; PREPARAR OS INSTRUMENTAIS DO JÚRI; AO FINALIZAR SEUS TRABALHOS ASSINAR AS FICHAS;
Art 10º - DA COMISSÃO DE ANIMAÇÃO - ANIMAR O EVENTO; ANUNCIAR AS TAREFAS QUE SERÃO APRESENTADAS; REFORÇAR A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA E DA ORGANIZAÇÃO DAS EQUIPES; CRONOMETRAR O TEMPO DE CADA TAREFA DE ACORDO COM O REGULAMENTO; ANUNCIAR AS DECISÕES DOS JURADOS E A CLASSIFICAÇÃO DAS EQUIPES.
CAPITULO IX
Ø DA COMPOSIÇÃO DAS COMISSÕES
Art 11º - DA COMISSÃO DE ORGANIZAÇÃO - A PRESENTE COMISSÃO É COMPOSTA PELOS SEGUINTES PROFESSORES: JENIVANDO LIRA BRAZ, FRANCISCA MÁRCIA DA SILVA GOMES E DEOLINDA DE OLIVEIRA ALVES.
Art 12º - DA COMISSÃO DE JURADO - A PRESENTE COMISSÃO SERÁ COMPOSTA POR PESSOAS A SEREM CONVIDADAS PELA COMISSÃO DE ORGANIZAÇÃO.
Art 13º - DA COMISSÃO DE ANIMAÇÃO - A PRESENTE COMISSÃO É COMPOSTA PELO SEGUINTE PROFESSOR: JENIVANDO LIRA BRAZ.
CAPÍTULO IX
Ø DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
Art 14º - AS EQUIPES DEVERÃO OBEDECER RIGOROSAMENTE OS CRITÉRIOS AVALIATIVOS DO REGULAMENTO PARA QUE AS TAREFAS SEJAM CONSIDERADAS VÁLIDAS.
Art 15º - FAZ PARTE DAS RESPONSABILIDADES DAS EQUIPES: ATITUDES (BRIGAS OU DISCUSSÕES), POSTURAS E HÁBITOS ADEQUADOS DURANTE TODA A GINCANA E EM TODOS OS LOCAIS QUE ESTIVEREM OS SEUS INTEGRANTES, BEM COMO A MANUTENÇÃO, ORGANIZAÇÃO E LIMPEZA DOS ESPAÇOS OCUPADOS NA ESCOLA.
PARÁGRAFO ÚNICO: A TORCIDA E/OU MEMBROS DAS EQUIPES PARTICIPANTES QUE VENHAM DESCUMPRIR O ARTIGO 15º SERÃO PUNIDAS:
I - COM PERDA DE 250 PONTOS DA EQUIPES;
II - SE FOR MEMBRO ATUANTE EM ALGUMA TAREFA, SERÁ AFASTADO, NÃO PODENDO REALIZÁ-LA;
III - SE FOR MEMBRO DA TORCIDA, A PUNIÇÃO INDIVIDUAL FICARÁ A CRITÉRIO DA COMISSÃO ORGANIZADORA DO EVENTO.
Art 16º - NÃO SERÁ PERMITIDO COLOCAR NAS BLUSAS/COLETES NOMES PEJORATIVOS, APELIDOS, NOMES E SÍMBOLOS DE TIME DE FUTEBOL OU NOME DE NAMORADO (A) SOB PENA DE PERDAS DE PONTOS COMO TAMBÉM O USO BONÉ.
Art 17º - TODA E QUALQUER RECLAMAÇÃO DEVERÁ SER FEITA POR ESCRITO E ENTREGUE À COMISSÃO, DEVIDAMENTE CLARA, ORGANIZADA E IDENTIFICADA, PARA QUE POSSA SER JULGADA E TOMADA ÀS DEVIDAS PROVIDÊNCIAS.
Art 18º - NÃO SERÁ PERMITIDO O USO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS, TAIS COMO: TAMBOR, PANDEIRO, ATABAQUE, TRIÂNGULO, BATUQUE, AGOGÔ, ETC.. A TORCIDA E/OU MEMBROS DAS EQUIPES PARTICIPANTES QUE DESRESPEITAREM SOFRERÁ PENALIDADE COM A PERDA DE 250 PONTOS POR CADA INSTRUMENTO UTILIZADO.
Art 19º - OS CASOS OMISSOS NESTE REGULAMENTO SERÃO DECIDIDOS PELA COMISSÃO ORGANIZADORA;
Art 20º - ESTE REGULAMENTO ENTRARÁ EM VIGOR A PARTIR DO DIA 01/10/2008.
DISTRIBUIÇÃO DAS TAREFAS:
1. CADA EQUIPE DEVERÁ CONSEGUIR UMA CESTA BÁSICA CONTENDO OS ALIMENTOS DISTRIBUIDOS A SEGUIR:
2 kg de Arroz 1 kg de Farinha
1 kg de Feijão 1 Pac. de Café 250g
1 kg de Macarrão 2kg de Açúcar
1 kg de Massa de milho 1 Óleo- 900ml
1 Pac. de Biscoito 500g de Manteiga
1 Sardinha 1 Kg de Sal
TAREFA CUMPRIDA: 1000 pontos
OBS. 1 : O PRAZO PARA ENTREGAR A CESTA BÁSICA É ATÉ QUARTA- FEIRA 29/10/08 ÀS 16:00h. VÁLIDO PARA TODOS OS NÍVEIS. TODOS OS ALIMEMTOS SERÃO DOADOS NA CAMPANHA NATAL SEM FOME CERU 2008.
OBS. 2: PARA EFEITO DE PONTUAÇÃO NÃO SERÃO ACEITAS CESTAS BÁSICAS INCOMPLETAS.
2. PARÓDIA CRIAR E CANTAR UMA PARÓDIA QUE FAÇA REFERÊNCIA AO TEMA EM ANÁLISE; A PARÓDIA DEVERÁ SER APRESENTADA POR NO MÁXIMO 10 MEMBROS DA EQUIPE. DEVERÁ SER DIVULGADO O NOME DA PARÓDIA, O NOME DA MUSICA EM CIMA DA QUAL FOI FEITA A VERSÃO E O NOME DO(S) AUTOR(ES) DA PARÓDIA E DA MÚSICA ORIGINAL. PODENDO SER UTILIZADO INSTRUMENTOS MUSICAIS, DESDE QUE TOCADO POR MEMBROS DA EQUIPE. A LETRA COM ESTES DADOS DEVERÁ SER ENTREGUE AO CORPO DE JURADOS, NO DIA ANTERIOR Á REALIZAÇÃO DA TAREFA, SOB A PENALIDADE DE NÃO CUMPRIR A TAREFA. PARA EFEITO DE CLASSIFICAÇÃO SERÃO OBEDECIDOS OS SEGUINTES CRITÉRIOS: 1- LETRA; 2- RITMO; 3 - HARMONIA. PARA EFEITO DE DESMPATE SERÁ UTILIZADO A MAIOR NOTA, OBITIDA NOS CRITÉRIOS NA ORDEM DE JUGAMENTO.
PONTUAÇÃO:1ª COLOCADA (500 PONTOS), 2ª COLOCADA (300 PONTOS), AS DEMAIS EQUIPES CLASSIFICADAS (100PONTOS).
TEMPO: 5 minutos para cada apresentação.
3. TAREFA SURPRESA
300 PONTOS PARA EQUIPE VENCEDORA. EM CASO DE EMPATE SERÁ DADO A PONTUAÇÃO PARA CADA UMA DAS EQUIPES.
4 – CADA EQUIPE DEVERÁ APRESENTAR UM ALUNO CARACTERIZADO QUE REPRESENTE UMA PERSONALIDADE DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E JUNTAMENTE A BIOGRAFIA DA REFERIDA PERSONALIDADE;
PONTUAÇÃO:1ª COLOCADA (500 PONTOS), 2ª COLOCADA (300 PONTOS), AS DEMAIS EQUIPES CLASSIFICADAS (100PONTOS).
TEMPO: 5 minutos para cada apresentação.
5- CADA EQUIPE DEVERÁ VENDER NO MINIMO 50 CARTELAS E NO MÁXIMO 200 DO BINGO DE UMA CESTA BÁSICA MAIS UM VENTILADOR COM O VALOR DA CARTELA A (0,50 R$ CENTAVOS).
TAREFA CUMPRIDA: 1000 PONTOS
CADA CARTELA EXCEDENTE VALERÁ 05 PONTOS.
A EQUIPE QUE NÃO PRESTAR CONTAS DAS CARTELAS NO PRAZO ESTABELECIDO AUTOMATICAMENTE SERÁ DESCLASSIFICADA DA GINCANA.
OBS. 1: CASO NÃO VENDA O TOTAL MINIMO DE 50 CARTELAS RECEBERÁ A PONTUAÇÃO DE 2 (DOIS) PONTOS PARA CADA CARTELA VENDIDA ATRIBUIDA A TAREFA.
OBS. 2 : O PRAZO PARA PRESTAR CONTA DO BINGO É ATÉ QUARTA- FEIRA 29/10/08 ÀS 17:00h. VÁLIDO PARA TODOS OS NÍVEIS
OBS. 3 : O DINHEIRO ARECADADO COM A VENDA DAS CARTELAS DO BINGO SERÁ UTILIZADO NAS SEGUINTES DESPESAS, OS OBJETOS DO SORTEIO, DESPESAS DIVERSAS (CARTELAS, DECORAÇÃO GERAL DA ESCOLA) PREMIAÇÃO DA GINCANA (PASSEIO).
6- TAREFA DE ARRECADAÇÃO:
150 GARRAFAS PET COM TAMPA (2 LITROS)
OBS. 1 : TODO MATERIAL DEVERÁ ESTÁ LIMPO NÃO PODENDO ESTÁ AMASSADO.
OBS. 2 : A EQUIPE QUE NÃO CONSEGUIR CUMPRIR A TAREFA NÃO PODERÁ ENTREGAR/ DOAR AS GARRAFAS LATAS PARA A EQUIPE ADVERSÁRIA SOB PENA DE SER DESCLASSIFICADA. SERÁ DADO 1 PONTO A CADA GARRAFA OU LATA ARRECADADO.
TAREFA CUMPRIDA: 1000 PONTOS
7. TAREFA SURPRESA
300 PONTOS PARA EQUIPE VENCEDORA. EM CASO DE EMPATE SERÁ DADO A PONTUAÇÃO PARA CADA UMA DAS EQUIPES.
8. SOLETRANDO
UM COMPONENTE DA EQUIPE DEVERÁ SOLETRAR UMA PALAVRA INDICADA PELOS JURADOS. CADA EQUIPE TERÁ DIREITO A 05 (CINCO) PALAVRAS.
PONTUAÇÃO: CADA PALAVRA SOLETRADA CORRETAMENTE VALERÁ 50 PONTOS.
9. TAREFAS FÍSICAS
DURANTE A REALIZAÇÃO DAS TAREFAS ACIMA, AS TORCIDAS DE CADA EQUIPE SERÃO AVALIADAS DIARIAMENTE PELOS JURADOS, LEVANDO-SE EM CONTA OS SEGUINTES CRITÉRIOS: ANIMAÇÃO, CRIATIVIDADE E ORGANIZAÇÃO. ESTAS NOTAS SERÃO ACUMULATIVAS DURANTE TODOS OS DIAS DA GINCANA.
A PONTUAÇÃO SERÁ DE 5 A 10 PONTOS POR JURADO.
10. TAREFAS SURPRESAS
A PONTUAÇÃO DAS TAREFAS SURPRESAS NÃO ULTRAPASSARÁ 300 PONTOS.
quinta-feira, 11 de setembro de 2008
Escola CERU lança Projeto de Salas Temáticas
Projeto Salas Temáticas
Resumo:
O sistema lembra as escolas públicas dos Estados Unidos. Ao longo do dia, quem muda de sala são os alunos, não os professores. Cada sala é decorada e equipada de acordo com a disciplina. Cada professor tem seu ambiente, e o material de ensino está sempre à mão. Em vez de sentar todos os dias no mesmo lugar, os professores vão orientar os estudante onde irão ficar. Esperamos que o resultado seja as aulas menos maçantes e sem "panelinhas" não havendo brechas para conversas paralelas. A sala temática é o espaço de construção coletiva do conhecimento nos quais os recursos didático-pedagógicos criam vida. Com esse espaço e recursos o professor e os alunos podem dar mais vazão à sua criatividade, dinamizar o trabalho e enriquecer as atividades de ensino-aprendizagem, tornando esse processo muito mais dinâmico e significativo para o aluno.
Justificativa:
A Educação está sempre em mudanças e é preciso que a Escola também acompanhe estas mudanças com dinamismo, segurança e qualidade.
O Centro de Educação Rural Clóvis de Castro Pereira - CERU tomou a iniciativa de criar as Salas Temáticas a partir de um estudo mais sistematizado com a presença da Equipe Escolar, no último mês de Agosto. Sentimos a necessidade de poder oferecer mais algum diferencial aos nossos alunos (do 6º ao 9º ano do ensino fundamental).
Também sentimos necessidade de organizar um ambiente mais acolhedor e adequado aos alunos que atendemos no cotidiano da nossa escola, organizando uma nova sala de aula.
Objetivos:
• Oferecer um trabalho diferenciado e dinâmico e de qualidade aos educandos, funcionando com Salas Temáticas;
• Propiciar um espaço acolhedor aos educando do (do 6º ao 9º ano do ensino fundamental ), percebendo a importância de preservar a identidade da sala de aula;
• Dinamizar as aulas e aumentar o poder de concentração dos alunos para não deixar a matéria cansativa. Com esse recurso, as classes passaram a ser tematizadas por disciplina.
• Deixar o aluno mais independente, fazendo ele pensar por si mesmo.
Procedimentos:
Início do projeto: 01 SETEMBRO de 2008
Mês de Agosto
- Lançamento da idéia aos professores
- Sugestões para o Projeto
Mês de Setembro
- Entrega do planejamento para organizar a sala temática pelo professor responsável;
- Pesquisa nos ambientes da escola para encontrar objetos e móveis que poderão ser utilizados nas salas temática;
- Treinamento dos alunos e professores, simulando trocas de ambientes respeitando as regras de trânsitos que serão experenciadas na escola;
- Lista com os pertences das salas feitas pelos responsáveis e entregues ao Núcleo Gestor;
- Montagem das salas com a cooperação dos alunos e professores;
- Confecção de convites aos pais para a inauguração das Salas Temáticas;
- Planejar como será o dia da inauguração.
- Confecção de uma faixa para divulgar a implantação do novo projeto na escola:
Mês de Setembro
02 - Inauguração das salas ambientes e início do funcionamento.
Pessoas envolvidas:
• Toda Comunidade escolar;
Avaliação:
O processo será avaliado periodicamente com a participação de todos os envolvidos e realimentado sempre que for necessário.
Desfile Cívico 2008
terça-feira, 9 de setembro de 2008
Escolha da Rainha e Mini-Rainha CERU 2008
Assinar:
Postagens (Atom)